sábado, 11 de abril de 2009

ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA E ARTE ATRAVÉS DE UM TRABALHOCONJUNTO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO ARTÍSTICA






O projeto que originou este pôster teve como objetivo pesquisar os saberes sobre a relação Geometria e Arte e sobre a própria Geometria que os alunos produzem quando participam de aulas exploratório-investigativas. A fim de compreender como são constituídos esses saberes e a influência destas atividades na concepção dos estudantes com relação à Matemática escolar, desenvolvemos uma pesquisa, cujas questões de investigação foram: “Quais saberes sobre a relação Geometria e Arte são produzidos por alunos da 6ª série do Ensino Fundamental quando participam de aulas exploratório investigativas?
Qual a influência destas atividades nas concepções dos alunos relativamente à Matemática escolar?”.
O trabalho de campo se constituiu em: elaboração e desenvolvimento, em conjunto com os professores de Matemática e de Educação Artística, de atividades em sala de aula de 5ª série de uma escola estadual de São Francisco de Assis-RS.
Instituto Salgado Filho: elaboração e aplicação de dois questionários a serem respondidos pelos alunos antes e depois de desenvolvidas todas as atividades; entrevistas periódicas com as professoras envolvidas para avaliação do trabalho. Convém salientar que como conclusão das atividades desenvolvidas nas aulas de matemática foram produzidos pelos alunos, nas aulas de Educação Artística, trabalhos inspirados nas obras de Mondrian, um dos artistas que nortearam este projeto. As fotos destes trabalhos assim como as fotos das obras que nortearam as atividades encontram-se reproduzidas. Na análise foram considerados três eixos: 1 – os saberes constituídos pelos alunos em Matemática, especialmente em Geometria, e em Arte, 2 –mudanças de atitude em relação à Geometria manifestadas pelos alunos nas respostas ao dois questionários e 3 –desenvolvimento profissional das professoras em uma proposta de transformação curricular inserindo Matemática e Artes de forma integrada. Este terceiro eixo é um resultado complementar, que foi percebido no material de análise produzido pela pesquisadora. O projeto foi possível graças a dedicação de cada aluno e do apoio da escola a qual desenvolvi este trabalho ao longo do segundo semestre de 2006.
Programa necessario para o bom andamento do trabalho é Corel Draw.

Nenhum comentário:

Postar um comentário