terça-feira, 17 de novembro de 2009

Dicas para enfrentar o VESTIBULAR!

Uni-duni-tê


Sempre que tem que escolher algo, o meu filho de 4 anos usa a velha tática do uni-duni-tê. O mais legal é que no final ele sempre espicha a frase “escolhido foi vo-vo-vo-cê!” colocando tantos vo-vo-vo quantos forem necessários para que o seu dedinho aponte para aquilo que ele quer. Neste “sorteio”a escolha dele não é casual, acaba sendo uma escolha por preferência mesmo.

Escolher uma profissão, um caminho profissional também não é casual. Ainda que você opte por escolher através de sorteio algum lugar dentro de você estará indicando sua preferência. Mas como descobrir essa preferência?

Vamos imaginar um local onde as preferências circulam. Imaginemos três círculos dispostos como um triângulo, cada círculo representando uma instância da vida: o indivíduo, a sociedade e o mercado de trabalho.

Agora imagine-os se aproximando uns aos outros. Os três se aproximam ao ponto de se tocarem. Aos poucos um invade o outro e os três formam elos de uma corrente. Entre o Indivíduo e a Sociedade surge o elo Identidade. Entre o Indivíduo e o Mercado de Trabalho surge o Reconhecimento. E entre a Sociedade e o Mercado de Trabalho surge o elo Necessidades.

Aproxime-os um pouco mais até formar uma interseção dos três círculos. Então, temos um espaço em comum aos três círculos. E é ali, nesta intersecção, que encontramos as preferências!

Mas como dar forma a elas?

Dando forma aos elos que surgiram, através de um bom exercício de reflexão:
1º- liste as características e valores que você tem e que considera importante, coisas sobre tua personalidade, teu caráter;
2º- liste as características e valores que você acha que a Sociedade considera importante na personalidade e caráter das pessoas;
3º- liste as características e valores que você acha que o Mercado de Trabalho considera importante aos profissionais de sucesso.

Agora compare a 1ª e a 2ª lista e escreva a partir delas a Identidade Social que vc quer construir pra si! Compare a 1ª com a 3ª e escreva que tipo de Reconhecimento Social você quer ter! E agora compare a 2ª e a 3ª e escreva quais as Necessidades Sociais que você quer dar atenção! E é sobre estas três novas listas (identidade social, reconhecimento social e necessidades sociais) que deve refletir.

Infelizmente (ou nem tanto assim) não surgirá a sua frente nenhuma palavra secreta que apontará seu futuro profissional. Mas talvez a luz no tunel surja de uma idéia vinda de algum canto seu, onde habitam as suas preferências mais sinceras. Sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário